quinta-feira, 9 de julho de 2009

Texto 6: Máquinas ou Seres Humanos?


O que somos na verdade nos dias de hoje? Máquinas ou Seres Humanos?

Vivemos nos dias atuais correndo contra o tempo. Acordamos cedo, fazemos tudo às pressas, vamos ao trabalho, onde nele exercemos a mesma função todo santo dia. Depois voltamos para casa ou vamos estudar. Chegamos a noite, já na hora do Jornal da Globo, tomamos um banho para retirar o suor obtido durante o dia e vamos dormir. Assim é nossa vida.


Hoje em dia, praticamente 90% da população mundial é considerada seres humanos movidos a máquinas ou, pelo nome adotado nesse texto: “seres humanos máquinas”. Parece estranho, mas é verdade. Muitas vezes somos secos como pessoa, quando se trata de ser gentil com um alguém que necessita, pois estamos atarefados demais, atolados em serviço, atolados em estudos, máquinas programadas a fazer diariamente a mesma coisa, com um propósito final. Qual propósito? Qual o propósito de uma máquina?


Talvez seja trabalhar incansavelmente. Talvez seja agüentar até o máximo de serviço que puder e depois que sobrecarregar, sem trocada por outra. É exatamente isto, o propósito de uma máquina. E é exatamente nisto que estamos nos tornando.


O desemprego tem vindo à tona, com a entrada de máquinas super desenvolvidas, capacitadas cada uma de fazer o trabalho de cinco a dez homens no mercado de trabalho.


Mas esta história de “seres humanos máquinas”, já vem antes mesmo das verdadeiras tecnologias do século XXI.


O cérebro humano é capaz de desenvolver muita informação, mas nós não conseguimos assegurar que todas essas informações sejam guardadas a risca. Por este e outros motivos, a tecnologia começou a ultrapassar a mão de obra.


“Seres humanos máquinas”, são pessoas que dão a vida pelo seu trabalho. Estão certos que trabalhar enobrece o homem, mas ultrapassar os limites, faz-se com que percam o que deveriam ter de mais precioso: paz interna.


Com o serviço acima de todas as coisas, as pessoas esquecem de dar valor às pessoas ao seu redor, esquecem de viver bons e simples momentos.


O luxo não é todo. Carros caríssimos, contas bancárias pomposas, isto pode trazer felicidade?

Acreditem, conheço andarilhos bem mais interessantes do que esta gente que esqueceram (ou não souberam) aprender a viver.


Seres Humanos ou Máquinas, somos o que fazemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário